queenm med blue red2.png
VACINA JOHNSON JOHNSON.jpeg

VACINA CONTRA COVID DA JANSSEN (JOHNSON-JOHNSON)

 

A vacina de dose única contra o coronavírus da Johnson & Johnson apresentou uma eficácia de 66% na prevenção de doenças moderadas e graves, em um ensaio global de Fase 3 e mais de 85% de eficácia contra doenças graves. Em testes apenas nos Estados Unidos, a vacina apresentou uma eficácia de 72% contra doenças moderadas e graves, segundo a empresa.  O nível de proteção contra a infecção moderada e grave por Covid-19 foi de 72% na América Latina e 57% na África do Sul, 28 dias após a vacinação. .A empresa disse que os resultados ocorreram em todas as faixas etárias e pessoas de várias etnias.

 

O estudo Ensemble foi desenvolvido pelo Laboratório Farmacêutico Janssen, da Johnson & Johnson, em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (National Institutes of Health – NIH) através da CoVPN (Rede de Prevenção a Covid-19 do NIH), e incluiu mais de 44.325 voluntários nos Estados Unidos, na América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru) e África do Sul.

 

Efeito contra novas cepas

A vacina Janssen foi testada depois que novas variantes do coronavírus já estavam circulando. Uma em particular, chamada B.1.135, era dominante na África do Sul quando a vacina foi testada lá.  Esta variante tem mutações que podem enfraquecer um pouco os efeitos da vacina.

 

Dose única

A Janssen já está testando o seu imunizante com duas doses, o que pode aumentar a eficácia. Os resultados anunciados são muito positivos dado que essa é a primeira vacina em dose única em estágios avançados de pesquisa e pode ser armazenada em geladeira

 

Mecanimos de ação

A vacina Janssen é feita de maneira um pouco diferente das vacinas Pfizer e Moderna, que usam material genético bruto chamado RNA mensageiro. Sua base é um vírus do resfriado comum chamado adenovírus 26, que foi enfraquecido para não se replicar no corpo. Ele é projetado para transportar material genético da proteína spike do vírus – essa é a parte que o vírus usa para se agarrar às células do corpo. A vacina faz com que as células musculares do braço produzam esses pedaços de proteína spike. O sistema imunológico os reconhece como estranhos e cria uma defesa, portanto, quando um vírus real tenta infectá-los, o corpo está pronto para combatê-los.

 

 

 

 

FONTES

 

https://portal.fiocruz.br/noticia/vacina-da-janssen-tem-eficacia-de-85-na-prevencao-de-casos-graves-e-morte-por-covid-19

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/01/29/vacina-da-johnson-johnson-apresenta-eficacia-global-de-66-de-protecao