VACINAÇÃO CONTRA DENGUE
Qdenga
Qual é a vacina que previne a dengue?
A vacina que fará parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e será aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) será a Qdenga. Produzida pelo laboratório japonês Takeda, a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023 e tem seu esquema vacinal composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre as duas.
Além da Qdenga, a vacina Dengvaxia também está disponível no Brasil. Produzida pela Sanofi Pasteur, laboratório francês, a Dengvaxia é vendida na rede privada e não é recomendada para quem nunca teve contato com o vírus da dengue — ou seja, é necessário ter tido a doença antes de se vacinar.
Como a vacina Qdenga age?A Qdenga é composta por vírus vivos atenuados da dengue, fazendo com que o organismo crie uma resposta imunológica ao vírus quando infectado. Esse imunizante vai induzir respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue — chamados de DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
Qual é a eficácia da vacina da dengue?
A Qdenga, que será aplicada pelo SUS, demonstrou ser eficaz contra três sorotipos da dengue. Ela é eficaz contra o DENV-1 em 69,8% dos casos; contra o DENV-2 em 95,1%; e contra o DENV-3 em 48,9%. Não foi possível avaliar a eficácia da vacina da dengue para o DENV-4 pois haviam poucos casos de dengue causados por esse sorotipo.Esses dados foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim).
Quem pode tomar a vacina da dengue?
A Qdenga é indicada para pessoas dos 4 aos 60 anos, desde aqueles que já tiveram dengue até aqueles que nunca foram infectados — ao contrário da Dengvaxia, que é recomendada apenas para pessoas que já foram infectadas com o vírus da dengue.
Quanto ao uso no SUS, na primeira fase, a vacina da dengue será oferecida apenas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Esse grupo foi escolhido pois esta é a faixa etária que apresenta maior risco de agravamento da doença.
Quem não pode tomar a vacina da dengue?
A Qdenga não é recomendada para os seguintes grupos:
Pessoas com mais de 60 anos;
Possui alergia a algum dos componentes da vacina;
Possui o sistema imunológico comprometido;
Possui alguma condição imunossupressora;
Gestantes e lactantes.
Quais são os efeitos colaterais da vacina da dengue?
Segundo os estudos clínicos da Qdenga — que foi feito com mais de 28 mil pessoas, incluindo crianças e adultos — pode haver reações, que geralmente ocorrem dentro de dois dias após a injeção. Essas reações são menos frequentes depois da segunda dose da vacina
Porém, nenhuma dessas reações torna o imunizante contraindicado.
Os efeitos colaterais registrados em estudo foram:
Dor no local da injeção;
Dor de cabeça;
Dor muscular;
Vermelhidão no local de injeção;
Mal-estar;
Fraqueza;
Febre.
Quem já teve dengue pode tomar a vacina?
Quem já teve dengue também deve se vacinar para evitar novas infecção ou, em caso de contágio, sintomas mais leves. Além disso, nessas pessoas, é esperada uma resposta melhor ao imunizante.
A recomendação para quem teve dengue recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina. Quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas, mas após 3 meses já há benefício
Qual a diferença entre a Qdenga e a Dengvaxia?
As principais diferenças entre a Qdenga, disponibilizada pelo SUS, e a Dengvaxia, disponibilizada para compra em laboratórios particulares, são o público alvo, a faixa etária e o número de doses que são aplicadas.
A Dengvaxia é recomendada apenas para quem já foi infectado com o vírus da dengue e tem entre 9 e 45 anos, enquanto a Qdenga tem como público alvo pessoas que nunca tiveram a doença e tem como faixa etária pessoas dos 4 aos 60 anos.
Já na quantidade de doses, a Qdenga é composta por duas doses, aplicadas com intervalos de três meses, enquanto a Dengvaxia é aplicada em três doses, distribuídas em intervalos de seis meses.
Será necessário fazer dose de reforço?
Não existem dados, até este momento, que indiquem dose de reforço. Mas, os estudos seguem em andamento para responder essa questão. O tempo de seguimento pós vacina, neste momento de 4,5 anos, demonstrou não haver necessidade de reforço neste período
Essa vacina protege contra zika , febre amarela e chikungunya?
Não há proteção para outras arboviroses. A vacina é exclusiva para a proteção contra a dengue.
Essa vacina pode ser feita junto com outras vacinas? Há necessidade de Intervalo com alguma vacina?
Foi estudada a concomitância com as vacinas da hepatite A e Febre Amarela e não houve relato de eventos adversos até o momento. Pelo fato de ser vacina de vírus vivo, existe a possibilidade de interferência imune na resposta da vacina, assim, sempre que possível, respeitar intervalo de 30 dias entre estas vacinas, desde que não tenha sido feita no mesmo dia.
A vacina Qdenga© pode ser feita nas gestantes? E caso tenha sido feita inadvertidamente, como proceder?
Por ser vacina de vírus vivo atenuado, esta vacina esta contraindicada para gestantes. Nos casos descritos, onde a vacina foi administrada de forma inadvertida, em gestantes, não foi observado nenhum efeito danoso ao feto ou a gestação.
A vacina qdenga© pode ser feita na lactante? Há dados de segurança?
A vacina está contraindicada para nutrizes ou lactantes, por não se conhecer dados de segurança para o bebê.
Tomei duas doses da vacina dengvaxia©, mas não completei o esquema? Como proceder?
O esquema iniciado com uma determinada vacina, deverá ser completado com o mesmo produto, como regra geral. Na indisponibilidade de vacina ou em situações de interrupção de esquema prévio com Dengvaxia©, pode-se realizar QDENGA©, desde que complete duas doses da mesma, com intervalo habitual de 90 dias.
E para as pessoas acima de 60 anos? Existem dados?
Os dados de imunogenicidade e segurança estão em andamento. Assim, até que haja a disponibilidade dos dados, não é recomendado fazer a vacinação fora da faixa etária recomendada. Atualmente, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica (ANMAT), agência regulatória da Argentina, aprovaram o uso de QDENGA® a partir de 4 anos, sem limite superior de idade, considerando os potenciais benefícios da vacina nessa população (idosa, com comorbidades), em geral mais suscetível às formas graves da doença. Assim, a recomendação para indivíduos 60+ deve ser encarada como uma indicação “off label”, a critério médico, respaldada pela aprovação por outras agências regulatórias, mas sem dados que atestem a segurança e a eficácia.
Mulher em idade reprodutiva pode vacinar ou devemos ter algum cuidado especial?
Mulheres que estão em idade fértil, e pretendem engravidar, deverão ser orientadas a usar métodos de anticoncepção, por período de 30 dias após a vacinação.
Qual o nível de proteção oferecido após a administração da primeira dose e por quanto tempo duraria?
Foi demonstrada eficácia de 81% após 30 dias da primeira dose da vacina, o que poderia justificar seu uso para indivíduos que vivem em áreas não endêmicas que vão visitar países endêmicos e não têm tempo para receber a segunda dose antes da viagem. Mas a proteção de médio e longo prazo apenas foi demonstrada com o esquema preconizado de duas doses (intervalo de 3 meses), uma vez que 95% da população do estudo completou esse esquema.
Alguns aspectos complementares sobre a Dengvaxia
Essa vacina contra a dengue é composta por vírus quiméricos da febre amarela – dengue sorotipos 1, 2, 3 e 4. Cada um dos quatro sorotipos do vírus da dengue contidos na vacina foi obtido separadamente por tecnologia de DNA recombinante, combinando o vírus atenuado da vacina contra febre amarela (17D204) e os quatro sorotipos dos vírus selvagens da dengue.