Logo da rainha Queen Med, dominando os sites médicos, conhecimento

FAN OU ANTICORPOS CONTRA ANTIGENOS CELULARES

 

O Teste de Anticorpos Antinúcleo, mais conhecido como Fator Antinúcleo (FAN ou FAN-HEp-2) e, mais recentemente denominado de “Pesquisa de Anticorpos Contra Antígenos Celulares” (PAAC) trata-se de um excelente exame de rastreamento de autoanticorpos em soro de pacientes com suspeita de doenças autoimunes, principalmente Lupus Eritematoso Sistêmico (LES).

Nesse sentido, um fator importante a ser considerado é o título do FAN-HEp-2. Em geral, os pacientes autoimunes tendem a apresentar títulos moderados (1/160 e 1/320) e elevados (≥ 1/640), enquanto os indivíduos sadios com FAN-HEp-2 positivo tendem a apresentar baixos títulos (1/80). Entretanto, em ambas as situações pode haver exceções. Outro ponto de grande importância é o padrão de fluorescência, que fornece uma indicação da identidade do(s) autoanticorpo(s) em questão e deve ser analisado com bastante cautela, levando-se em consideração a experiência do observador. Como exemplo, é possível citar os padrões de fluorescência nuclear pontilhado grosso e nuclear homogêneo, quase sempre associados a um contexto de autoimunidade sistêmica. Por outro lado, o padrão nuclear pontilhado fino denso é um dos mais frequentemente observados em pessoas não autoimunes com exame positivo de FANHEp-2 .

 

Resultado de imagem para fan interpretacao

 

Autoanticorpos contra alguns antígenos têm associação bastante específica com determinadas doenças autoimunes ou ao estado de autoimunidade em si, enquanto outros ocorrem, indiscriminadamente, em indivíduos autoimunes e não autoimunes. Dessa forma, determinados padrões de fluorescência são mais específicos de doença autoimune enquanto outros ocorrem com frequência em indivíduos sadios ou em pacientes com outras enfermidades não autoimunes . Perante um resultado positivo de FAN-HEp-2 é imprescindível que se caracterize essa reatividade, buscando a presença de anticorpos peculiares de patologias autoimunes através de técnicas específicas (diagnóstico sorológico) .

 

 

Resultado de imagem para fan interpretacao

 

LES: Lúpus eritematoso sistêmico, AR: Artrite reumatóide, DMTC: Doença mista do tecido conectivo, CBP: Cirrose biliar primária.

 

 


Fontes :

http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=3500&fase=imprime

http://csvlab.com.br/FAN.pdf