queenm med blue red2.png

Tratamento de ejacuação precoce medicamentoso

Considerações iniciais

Prosoy® é um medicamento recentemente adicionado ao mercado para combater a ejaculação precoce, contendo dapoxetina, um tipo de inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS). 

Conforme indica a Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM), um quadro de ejaculação precoce é definido a partir dos três seguintes critérios:

  • O período entre a penetração e a ejaculação é menor do que o desejado;
  • O homem não consegue controlar o momento da ejaculação;
  • A pessoa se sente angustiada com a situação, associada com a insatisfação sexual.

Em média, homens que sofrem com ejaculação precoce interrompem a penetração sexual antes do primeiro minuto. Em condições normais, o período deve ser de pelo menos 5 minutos.

 

 

Para que serve o Prosoy

Prosoy® é recomendado para o controle da ejaculação precoce (EP) em homens com idades entre 18 e 64 anos, que apresentam uma experiência persistente ou recorrente de ejaculação com estimulação sexual mínima, ocorrendo antes, durante ou imediatamente após a penetração, e antes do desejo do paciente. 

Além disso, para caracterizar que se trata mesmo de um caso de ejaculação precoce (EP), o paciente deve apresentar dificuldades interpessoais como resultado da EP. 

 

Como funciona o medicamento?

Prosoy® contém dapoxetina, uma substância do grupo de medicamentos chamados inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). A dapoxetina aumenta os níveis de serotonina, prolongando o tempo até a ejaculação e prevenindo a ejaculação precoce.

Em termos técnicos, “o mecanismo de ação da dapoxetina na ejaculação precoce esteja ligado à inibição da recaptação neuronal da serotonina e à subsequente potencialização da ação do neurotransmissor nos receptores pré e pós-sinápticos. De forma mais simples, o Prosoy contém a dapoxetina. Este composto dificulta a recaptação da serotonina e, com isso, aumenta esse hormônio no organismo, além de prolongar o tempo de excitação e desacelerar a velocidade da ejaculação. No Brasil, é o primeiro remédio a ser aprovado especificamente para a condição.

 

 

Quanto tempo dura o efeito?

O Prosoy é um medicamento de uso pontual e único. Ou seja, ele deve ser usado quando existir a intenção da atividade sexual, de 1 até 3 horas antes. Seu efeito dura 24 horas, portanto uma nova cápsula não deve ser ingerida durante todo o dia. 

 

Posologia

A dose inicial recomendada para todos os pacientes é de 30 mg, a ser tomada aproximadamente 1 a 3 horas antes da atividade sexual, apenas quando necessário. O medicamento pode ser ingerido com ou sem alimentos, mas não deve ser iniciado com uma dose de 60 mg. Não é indicado o uso de Prosoy todos os dias.

A frequência máxima recomendada é de uma dose a cada 24 horas. Se a resposta à dose de 30 mg for insuficiente e o paciente não apresentar efeitos colaterais, nem sintomas de desmaio, a dose pode ser aumentada para 60 mg.

prosoy1.png

Quais os efeitos adversos do medicamento?

Durante os testes clínicos, os voluntários que tomaram o cloridrato de dapoxetina relataram diferentes reações adversas. Quanto maior foi a dosagem, mais intensos os efeitos colaterais se tornaram, demonstraram os estudos.

A seguir, confira alguns dos efeitos colaterais mais comuns:

Tontura;

Dor de cabeça (cefaleia);

Sonolência;

Náusea;

Diarreia;

Dor abdominal;

Secura na boca;

Insônia;

Disfunção erétil;

Aumento da pressão arterial.

 

Quem não pode tomar o cloridrato de dapoxetina?

Antes de entrar nos pormenores, é preciso dizer que mulheres não devem tomar o medicamento, já que foi testado apenas em homens. Agora, pensando nas restrições, existem algumas e, por isso, o remédio deve sempre ser prescrito por um médico — que acompanha e conhece o histórico do paciente.

Por exemplo, o medicamento não deve ser prescrito para homens com complicações hepáticas (no fígado) e nem com problemas no coração moderados ou graves. Quem já teve síncope (desmaio), depressão grave ou mania (transtorno bipolar) não deve tomar a medicação. O Prosoy também não deve ser ingerido com antidepressivos  e nem com álcool.

Prosoy® não deve ser utilizado junto com os seguintes tipos de medicamentos:

  • Medicamentos inibidores da monoaminoxidase (IMAOs). Nesse caso, o paciente deverá esperar no mínimo, 14 dias após a descontinuação do tratamento com um IMAO para iniciar o tratamento com Prosoy®. Da mesma forma, um IMAO não deve ser administrado dentro de 7 dias após a descontinuação do Prosoy®.

  • Tioridazina. Nesse caso, o paciente deverá esperar no mínimo, 14 dias após a descontinuação do tratamento com tioridazina para iniciar o tratamento com Prosoy®. Da mesma forma, a tioridazina não deve ser administrada dentro de 7 dias após a descontinuação do Prosoy®.

  • Inibidores da recaptação de serotonina [inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs), inibidores da recaptação de serotonina-norepinefrina (IRSNs), antidepressivos tricíclicos (TCAs)] ou outros produtos medicinais/fitoterápicos com efeitos serotoninérgicos [por exemplo, L- triptofano, triptanos, tramadol, linezolida, lítio, erva de São João (Hypericum perforatum)]. Nesse caso, o paciente deverá esperar no mínimo, 14 dias após a descontinuação do tratamento com estes produtos medicinais/fitoterápicos para iniciar o tratamento com Prosoy®.

  • Inibidores potentes do CYP3A4, como cetoconazol, itraconazol, ritonavir, saquinavir, telitromicina, nefazodona, nelfinavir, atazanavir, etc.

Fontes

https://canaltech.com.br/saude/prosoy-como-funciona-o-primeiro-remedio-para-ejaculacao-precoce-259874/

https://www.bulas.med.br/p/bulas-de-medicamentos/bula/1460135/prosoy.htm