Logo da rainha Queen Med, dominando os sites médicos, conhecimento

Tratamento de colite pseudomembranosa

 

O tratamento da doença causada por Clostridium difficile é feito, primeiramente, com a retirada do antibiótico em uso, caso o paciente ainda esteja fazendo uso deste.

 

Casos leves a moderados

Para casos leves a moderados da doença, utiliza-se Metronidazol via oral, 500mg, de 8h/8h, durante 10 a 14 dias.

Em casos moderados, iremos considerar internamento para tratamento hospitalar. Hidratação, monitoração e administração de metronidazol oral, no mesmo esquema dos quadros leves, ou Vancomicina via oral, de 6h/6h, por 10 a 14 dias.

 

Casos graves

Para o tratamento inicial dos quadros graves, recomenda-se Vancomicina ou fidaxomicina oral por 10 a 14 dias. No entanto, a fidaxomicina não está disponível no Brasil.  Ambos são mais eficazes do que o metronidazol, mas este pode ser associado à vancomicina.

Formas graves complicadas são tratadas com Vancomicina, 125mg, de 6h/6h, VO, por 10 a 14 dias associada ao metronidazol, 500mg, EV, de 8h/8h, por 10 a 14 dias, e iremos considerar abordagem cirúrgica no seguintes casos: choque; sepse; alterações mentais; reação leucemoide com mais de 50.000 leucócitos/mm3; lactato maior igual a 5mmol/L; íleo paralítico; evolução fulminante; perfuração intestinal; megacólon tóxico não responsivo e enterite necrotizante.

 

Observação

A Vancomicina pode ser utilizada por via oral apenas para tratamento da enterocolite por Staphylococcus aureus (inclusive Staphylococcus aureus resistente à meticilina) ou diarreia e colite associada com Clostridium difficile (também conhecida como diarreia e colite associadas a antibiótico ou colite pseudomembranosa).

 

      Preparação da Vancomicina oral

- Preparo da dose oral (a partir da Vancomicina pó para injeção):

Reconstitua um frasco de 500 mg de pó com 10 mL de Água Estéril para Injeção (portanto ficam 500 mg em 10 mL de solução; assim cada 2,5 mL dessa solução contém 125 mg de Vancomicina. Como o produto é estável em temperatura ambiente por 24 horas, cada frasco reconstituído pode ser utilizado até esse tempo de 24 horas.

Cada dose a ser utilizada, seja de 125 mg ou de 500 mg, é retirada do frasco e acrescida de 30 mL de água potável e dada por via oral.

 

Em caso de recorrência, as primeiras recorrências são ainda tratadas com esquema de vancomicina. A partir da terceira recorrência, iremos considerar transplante de microbiota fecal.

 

 

Transplante de microbiota fecal é promissor

Um tratamento da colite pseudomembranosa que se mostrou promissor nesse estudo é o Transplante de Microbiota Fecal (TMF).O TMF consiste na infusão de fezes de um doador saudável em um paciente que lide com transtornos relacionados à flora intestinal. O objetivo é promover tratamento gastrointestinal. Ver mis sobre Transplante de microbiota fecal