queenm med blue red2.png

CÁPSULA ENDOSCÓPICA 

Considerações iniciais

O exame de cápsula endoscópica (endoscopia sem fio) é um procedimento em que a pessoa ingere uma cápsula alimentada por bateria. O exame realizado através de cápsula endoscópica, também chamado de Enteroscopia por cápsula ou endoscopia sem fio, é um procedimento não invasivo realizado através da ingestão de uma cápsula do tamanho de uma vitamina. Esta cápsula é resistente aos ácidos gástricos e enzimas digestivas, e tem dentro de si uma ou duas pequenas câmeras, uma luz e um transmissor. Imagens do revestimento do intestino são transmitidas para um receptor preso à cintura ou em um bolso da pessoa. São tiradas milhares de fotos. A pessoa deve parar de comer ou beber durante aproximadamente 12 horas antes de realizar esse exame.

Indicações

O exame de cápsula endoscópica é especialmente útil para encontrar hemorragias ocultas no trato digestivo e problemas na superfície interna do intestino delgado, que é uma área difícil de ser avaliada com um endoscópio. 

 

Como é realizada ?

O exame é realizado por meio da ingestão de uma cápsula de  aproximadamente1,1 cm de espessura por 2,6 cm de comprimento, dotada de uma câmera com sistema de transmissão de imagem sem fio. As imagens são capturadas por um gravador que fica preso à cintura durante o procedimento.
- A ingestão da cápsula é feita com água e não necessita de qualquer outra medicação para tanto. O exame é indolor e sem desconforto.
- Em caso de distúrbios de deglutição ou deformidade anatômica que impossibilitem a deglutição da cápsula, o recurso pode ser introduzido por endoscopia digestiva alta. Esse é o caso, por exemplo, de pessoas que não conseguem deglutir comprimidos ou cápsulas, de portadores de megaesôfago em estadio avançado, de indivíduos gastrectomizados a B-II ou Y-de-Roux, de pessoas que fizeram gastroplastia redutora (cirurgia bariátrica) e de portadores de gastroparesia diabética.
- Após a ingestão da cápsula, pode-se ausentar  por oito horas, retornando em seguida para o término do procedimento, exceto indivíduos que usam marca-passo, que precisam permanecer no local durante todo o tempo de realização do exame.

A cápsula não precisa ser coletada e pode ser descartada na descarga. Se a pessoa não notar que a cápsula foi expelida, é possível que o médico faça uma radiografia ou um exame de tomografia computadorizada para ver se ela ainda se encontra no trato digestivo.

Em casos raros, a cápsula fica presa no trato digestivo, e possivelmente o médico precisará realizar uma endoscopia ou cirurgia para removê-la. 
 

Quais informações são geradas a partir do exame?

Através deste exame, quase 10 mil fotos da parede intestinal são transmitidas para um receptor externo preso à cintura ou ao bolso do paciente. A partir desse receptor, as imagens podem ser baixadas para um computador onde são visualizadas como um vídeo e avaliadas por um médico.

Para a realização do exame, são colocados adesivos no abdome. Em caso de haver muitos pêlos na região, é feita uma tricotomia local (raspagem dos pêlos).

Critérios de realização
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
- O exame é realizado somente em pessoas com mais de 9 anos de idade.
- Devem ser apresentados resultados anteriores de hemograma e coagulograma e exames de raios X de abdome com contraste, se houver.


Medicamentos que devem ser suspensos 
Não é necessária a suspensão de medicações regulares, tais como anti-hipertensivos e hipoglicemiantes. Exceção: medicamentos que contenham ferro em sua fórmula e anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs). Esses devem ser suspensos 3 dias antes do exame.

Os Anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários

Rivaroxabana (Xarelto®), Apixabana (Eliquis®), Dabigratana (Pradaxa®), Edoxabana (Lixiana®), Varfarina (Marevan®, Coumadin®), Clopidogrel (Plavix®, Plagrel®, Iscover®),  Prasugrel (Effient®), Ticlopidina (Ticlid®), Ticagrelor (Brilinta®) devem ser mantidos.

Alguns serviços recomendam a suspensão de medicamentos precisam ser suspensos antes do exame conforme abaixo, sempre com a concordância do seu médico.
Antidiabéticos injetáveis: podem dificultar o esvaziamento gastrointestinal, idealmente 21 dias antes:
Semaglutida (Ozempic®), Semaglutida (Rybelsus® - via oral),  Dulaglutida (Trulicity®), Tirzepatida (Monjauro®), assim como  48 horas antes os medicamentos  Liraglutida (Victoza®, Saxenda®, Xutolphy®), Dapagliflozina (Forxiga® e Xigduo®) e Empaglioflozina ( Jardiance ®)

 

Preparo
- Cinco dias antes do exame
-- Suspender o uso de qualquer medicação à base de sulfato ferroso e vitaminas com ferro ou derivados.
-- Nesse período, não devem ser consumidos alimentos como castanhas, sementes de frutas (uvas, por exemplo), pipoca, milho e farelos.

Véspera do exame
-- Nas 24 horas antes do exame, não devem ser utilizados cremes, pomadas ou substâncias oleosas sobre a pele do abdome para não dificultar a aderência dos adesivos colocados nesse local para a realização do exame.
-- Deve-se fazer um desjejum leve e sem fibras antes das 8 horas da manhã (ovo cozido, torradas de cor clara e/ou pão branco sem manteiga). Não se deve ingerir leite e derivados.
-- Nas refeições não podem conter resíduos, razão pela qual não se deve comer frutas, verduras, cereais integrais e derivados de leite. Sugerimos: ovo cozido, torradas, canja coada, sucos a vontade, gelatina a vontade, água de coco, peito de frango grelhado (até 200 gramas por refeição), peixe grelhado (até 200 gramas por refeição), batata cozida, purê de batata. Não alimentar comida gordurosa, nada com creme de leite e derivados de leite.
-- Durante todo o dia, é preciso tomar mais de 1,5 litro de líquidos, mas somente líquidos claros (água, sucos e refrigerantes transparentes, água de coco).
-- Nenhum alimento ou líquido de cor púrpura ou vermelha deve ser ingerido na véspera do exame.
-- A partir das 19 horas, o cliente tem de iniciar jejum, exceto água até 2 horas antes do exame.

Dia do exame
-- Vir com duas blusas ou camisas abertas. Uma fica por baixo de um cinturão que precisa ser portado durante todo o tempo de exame - e que, portanto, não pode ser retirada até o término do procedimento - e a outra pode ser vestida para cobrir o equipamento.
-- É necessário manter o jejum iniciado na noite anterior (exceto água).
-- Duas horas antes do exame, deve-se tomar três copos de água.
-- Uma hora antes, porém, nenhum líquido pode ser ingerido.
-- Duas horas após a deglutição da cápsula, pode-se tomar líquidos claros (água, sucos) e medicamentos habituais.
-- Quatro horas após a deglutição da cápsula, também pode-se ingerir comidas leves, como sopas de cor clara sem legumes e sanduíches de carne branca (peru, frango ou peixe).
-- Durante as 8 horas de exame, não fazer ingerir qualquer alimento de cor vermelha ou púrpura, alimentos ricos em fibras (frutas, verduras e cereais integrais), café e chá.
-- Comparecer com acompanhante maior 18 anos.

 

capendo1.png

O que se pode esperar durante o exame com a cápsula endoscópica?

O exame com a cápsula, por não ser considerado invasivo, não requer qualquer tipo de sedação ou anestesia. A progressão da cápsula pelo sistema digestivo é indolor e não costuma gerar desconfortos.

A eliminação da cápsula também costuma ser indolor e, muitas vezes, sequer é percebida pelo paciente.

Com uma bateria de duração única de cerca de 10 horas, a cápsula não tem como ser substituída ou recarregada, servindo para apenas um exame.

O que acontece depois?

Após a ingestão da cápsula e instalação do equipamento, o paciente retoma suas atividades normais, devendo retornar ao especialista cerca de 10 horas depois (tempo de duração da bateria) para a retirada dos sensores.

Com dezenas de imagens captadas por segundo, as câmeras da cápsula podem realizar cerca de 120.000 imagens.

Estas imagens, enviadas para os sensores, serão transferidas para um software específico para posterior análise do especialista.

 

Quais são as possíveis complicações do exame com cápsula endoscópica?

O exame com cápsula endoscópica pode ser considerado um procedimento seguro e praticamente, no entanto, existem algumas limitações para:

Pacientes que estejam fazendo uso de medicamentos que reduzem o funcionamento do intestino;

Portadores de marca-passo;

Pacientes com algum tipo de obstrução intestinal.

 

Como a Cápsula Endoscópica funciona?

cápsula endoscópica é composta por uma câmera e fonte de luz e percorre o intestino delgado por cerca de 4 horas. A câmera captura imagens que são transferidas para sensores abdominais por meio de radiofrequência.

Mesmo com boas imagens, a cápsula endoscópica não permite a exata localização da porção do intestino delgado que pode apresentar uma determinada lesão. Outra desvantagem é a impossibilidade de realizar biópsias ou intervenções cirúrgicas.

Além disso, é colocado um colete com sensores sobre o abdome do paciente que captam os sinais transmitidos pela cápsula. Esses sinais com as imagens são armazenados em um recorder que fica acoplado em um cinto que o paciente deve usar. Assim, após 8 a 10  horas do exame, o paciente deve retornar para a retirada do recorder e captura das imagens pelo computador. 

 

Qualquer pessoa pode usar a Cápsula Endoscópica?

Não. Apesar de ser muito pouca invasiva e não apresentar grandes riscos, a cápsula endoscópica não deve ser utilizada em casos de suboclusão ou obstrução intestinal, pelo risco de “trancar” em alguma região intestinal.

Além desta, há outras contraindicações, como:

Fístulas do trato gastrintestinal

Distúrbios da deglutição

Marcapasso ou desfibrilador implantado (em estudo)

Grandes ou numerosos divertículos de delgado

Divertículo de Zenker

Gestação

Esteja alerta! Apesar de ser um método simples, fique atento quanto às contraindicações para evitar possíveis complicações.

capsulaendc.png

Fontes

https://www.esadi.com.br/procedimento/endoscopia/capsula-endoscopica/

https://colono.com.br/capsula-endoscopica-01/#:~:text=Com%20uma%20bateria%20de%20dura%C3%A7%C3%A3o,servindo%20para%20apenas%20um%20exame

https://gastromed.com.br/exames/capsula-endoscopica/#:~:text=Assim%2C%20ap%C3%B3s%208%20horas%20do,e%20n%C3%A3o%20precisa%20ser%2

https://www.clinicacedig.com.br/preparacoes/capsula-endoscopica.html

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/diagn%C3%B3stico-de-dist%C3%BArbios-digestivos/exame-de-c%C3%A1psula-endosc%C3%B3pica