queenm med blue red2.png

Início da anticoagulação  com Antagonista da Vitamina K (varfarina)

 

Avaliação laboratorial prévia

Antes do início do tratamento com varfarina, os usuários deverão passar por avaliação apropriada, incluindo:

hemograma com contagem de plaquetas, tempo de protrombina (TP) - RNI,

tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa),

creatinina e função hepática.

 

Sugere-se que mulheres com potencial gestacional realizem a gonadotrofina coriônica humana, fração beta (ß HCG).

 

Estratégia de início

 

O início da anticoagulação com AVK se dá da mesma forma, se para início em uso isolado ou para início em ponte durante uso de heparina, iniciada seja durante internação em evento agudo, seja ambulatorialmente para se prevenir o risco trombótico ao início da varfarina.

 

A dose diária inicial sugerida é de varfarina 5mg.

A individualização da dose deve ser feita considerando fatores de risco que possam levar o usuário a um estado de hiperanticoagulabilidade ou que aumente o risco de sangramento, tais como idade, variabilidade metabólica e consumo de fontes de vitamina K na dieta.

 

Assim:

a) Para usuários saudáveis, recomenda-se usar 5 mg/dia nos dias 1 e 2;

b) Para usuários em estado frágil, idosos (mulheres > 70 anos, homens > 80 anos), desnutridos, com presença de doença hepática ou renal, ou em uso de medicamento que sabidamente aumenta a resposta anticoagulante da varfarina (p.ex. amiodarona), doses menores devem ser preferidas: 2,5 mg/dia, ou alternando 2,5 mg com 5 mg;

c) Para usuários com resistência à varfarina, conhecida pelo uso prévio, doses maiores podem ser mais adequadas.

 

Ajuste das doses

Ajuste da dose inicial com base na RNI O TP-RNI deve ser medido diariamente em usuários hospitalizados iniciando a anticoagulação com varfarina, ou no dia 3 em usuários ambulatoriais saudáveis, devendo ser avaliado diariamente nos dias posteriores até atingir a faixa terapêutica desejada.

 

Fontes

https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/saude/2019/Protocolo%20da%20rede%20municipal%20de%20anticoagulac%CC%A7a%CC%83o%2022%2003%2019%20%20consulta%20publica.pdf