queenm med blue red2.png

ACESSO VENOSO CENTRAL - PUNÇÃO DE VEIA FEMORAL

 

PASSOS DO PROCEDIMENTO

 

1. Localizar o ligamento inguinal e palpar a artéria femoral logo abaixo do mesmo.

2. A veia femoral corre justa e medialmente à artéria. A sua localização é relativamente fixa, permitindo um alto grau de sucesso da punção.3. Posição - paciente em decúbito dorsal, cabeceira elevada a 15º, com a perna rotada lateralmente, a elevação da nádega com um coxim pode facilitar a exposição do local. O procedimento é geralmente realizado de frente para o paciente no mesmo lado do acesso.

ACESSO FEMORAL 1.jpg

 

Local de punção.

A artéria femoral fornece um marco importante para orientar o acesso. O sitio de punção é inferior ao ligamento inguinal, onde a veia femoral comum fica superficial e  medial à artéria. Existem variações anatômicas, conforme exemplos abaixo.

 

variacao femoral compilacao .jpg

Punção. Orientar a agulha com o bisel voltado para cima e introduzi-la em ângulo de 20o a 30º com a pele. Insira a agulha de 1 a 2 cm abaixo do ligamento inguinal e medial à artéria femoral.

 

VEIA FEMORAL 2.jpg

O vaso normalmente é atingido dentro de 2 a 4 cm, mas pode ser mais profundo em pacientes obesos ou edematosos. Se não obter êxito, direcione a agulha sistematicamente para medial e para lateral até a veia femoral comum ser localizada.